O olhar de NieTchê


Planaltina’s  Nada escapa ao olhar do nosso atento filósofo gaúcho. Agora, dedicou-se a definir as profissões de jornalista, publicitário, assessor de imprensa e advogado.

“Já dissemos em outros artigos que os jornalistas mentem e não sabem que mentem uma vez que reproduzem, acriticamente, a opinião alheia.

São as fontes de supostas versões de fatos que, em geral, só interessam a pequenos grupos interesseiros”. 

“Os publicitários mentem mas acreditam nas mentiras deles mesmos. Eram bem pagos para isto. Agora, perderam o lugar para os influencers, que dão testemunhos a favor de qualquer coisa, até contra eles mesmos sem saber. 

Os publicitários são os novos pobres e os “influentes” os novos ricos (trataremos deles em fatias)”.

Depois vêm os advogados. “Eles mentem para os juízes e para os clientes. Ao mesmo tempo. São fenômenos familiares que transitam entre o público e o privado e do outro lado do balcão em todas as reentrâncias do judiciário. De olhos bem abertos. 

“As assessorias  de imprensa. cresceram muito quando havia imprensa. Agora, que boa parte sumiu, as assessorias seguem crescendo e pagando muito mais a seus profissionais que a imprensa declinante.

Mas, se olharmos com atenção o inexplicável, vamos ver que as assessorias tem os seus próprios veículos de comunicação. Estão mentindo para eles mesmos.

Como diria Howard Hugnes, o bilionário excêntrico, “quando precisar de uma imprensa livre, compro uma para mim”.

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